Escola Biblica

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO


250
Data: 2017-05-03
Titulo: Santa Morte - 02
Autor: disseminando
Mensagem:

Segurando uma foice em uma mão e um globo na outra, a Santa Muerte poderia ser facilmente confundida com o algo assustador. Mas para seus seguidores, esta santa esquelética, apelidada de "mulher magrela", tem o poder de curar doenças, trazer prosperidade e até mesmo ajudá-los a encontrar o amor. Conhecida como a padroeira dos cartéis de drogas violentos por sua relativa tolerância, Nossa Senhora da Santa Morte é talvez a religião de crescimento mais rápido nas Américas. Quando determinado traficante foi condenado à prisão perpétua, mas libertado após apenas um ano, ele atribuiu o "milagre" a este esqueleto sorridente.

"Do Chile ao Canadá, Santa Muerte não tem rival em termos da rapidez e alcance de sua expansão", disse Andrew Chesnut, professor de estudos religiosos na Virginia Commonwealth University e autor de "Devotado à Morte": Santa Muerte, a Santa do Esqueleto. "Em 2001, quando a devoção à religião popular se tornou pública no México, a Santa Muerte era desconhecida de 99 por cento dos mexicanos. Em apenas 15 anos, atraiu cerca de 10 a 12 milhões de devotos, principalmente no México, América Central e os EUA ", Ele acrescentou que a religião agora também tem seguidores em todo o mundo, "incluindo no Reino Unido, Austrália".

O culto a Santa Muerte era inicialmente clandestino, as orações e ritos silenciosamente pronunciados em altares formados por seguidores em suas casas, Mais indulgente do que a igreja católica - ela é dita para não punir os pecados tradicionais - ela cresceu popular nas prisões do México. Os presos escrevem nas paredes. Alguns se agarram a pequenos pedaços de papel carregando seu desenho quando dormem. As equipes de combate a narcóticos têm frequentemente encontrado santuários em casas dos senhores do tráfico.

Os historiadores dizem que a religião popular tem suas raízes na antiga cultura asteca do México. Mas sua iteração moderna incorpora muitos dos rituais da Igreja Católica. Muitos acreditam que as duas religiões são simbióticas - na frente do santuário da Santa Muerte penduram uma estátua de Jesus na cruz. Eles são os dois modos de adorar o mesmo Deus, os devotos misturam oferendas religiosas tradicionais com sua própria crença no que o esqueleto pode desfrutar. O altar em seus pés ósseos tem velas votivas suavemente cintilantes e vinho de Lambrusco, em vez de incenso, um homem acende  um cigarro de maconha.

Essas ações só enfureceram a Igreja Católica, que já via a religião popular como uma ameaça, blasfema à sua posição no México. O Cardeal Ravasi, declarou como a "degeneração da religião". "Não é religião só porque está vestida como a religião; É uma blasfêmia contra a religião ".

O governo mexicano tentou brevemente suprimir o culto, com o exército demolindo 40 santuários próximos à fronteira dos EUA em 2009. Mas os esforços falharam, e quando Ravasi falou em 2013, a Santa Muerte tinha vindo para rivalizar com a Virgem de Guadalupe, a "padroeira nacional" do país em popularidade.

Longe do centro da Cidade do México, nem todo mundo vê a religião dessa forma. Maria, 53 anos, escolheu não dar seu sobrenome, falou com medo da divindade. Ela também a adorara uma vez, disse ela. Mas se sentia muito controlada por ela e por isso decidiu parar. No ano seguinte, seu irmão, seu genro e um tio morreram, um em um acidente de carro e dois por doenças. Tenha cuidado, disse ela, procure por todos os meios, mas não se junte a ela.

"Porque uma vez que você fizer isso ela não vai deixar você sair."

OBS: “Matéria extraída de revistas e sites.”





Disseminando | Sua fé sem fronteiras.