Escola Biblica

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO


250
Data: 2016-10-08
Titulo: Compungir-lhes o coração.
Autor: disseminando
Mensagem:

Recebemos mensagens diariamente em nosso celular, facebook, tv etc. e nos atemos em dizer: “Gostei; muito boa; vou passar pra alguém; linda mensagem; maravilhosa etc; etc”. Vivemos em uma geração onde somos apenas o meio pelo qual as mensagens fluem e nunca pensamos que aquela mensagem deve ter um destino final em nós mesmos, mesmo que eu repasse a alguém, ela precisa ficar gravada no meu íntimo e produzir o efeito desejado pelo próprio Espírito que tem a missão de produzir vida através dela. Meu coração precisa ser compungido pelo Espírito Divino para ser transformado em santidade.
A pregação de Pedro em Atos 2:37-41 atingiu os judeus que haviam participado da crucificação de Jesus. Após uma breve explanação da vida, obra, morte e ressurreição de Jesus os ouvintes, sensibilizados pela façanha, compungiu-se lhes o coração. Compungir significa: “Pesar de haver cometido pecado ou má ação; contrição; sensibilizar etc”. Foi justamente esta sensibilidade no coração de ter a consciência ferida pela má ação que os ouvintes da Pregação de Pedro disseram: “…Que faremos, irmãos?” vs 37. A resposta dada aos inquiridores desceu dos céus como balsamo derramado sobre a ferida: “…Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo”. Vs 38. Nesta resposta, proferida com poucas palavras, resume a essência do cristianismo. Havia, ainda, para os algozes uma esperança: O arrependimento.
Arrependimento é o ato determinante para ser servo de Cristo e simultaneamente o batismo em nome de Jesus Cristo. O batismo do Espírito Santo é a capacidade espiritual dada por Deus ao cristão para promover, ao longo da vida, as mudanças exigidas pelo evangelho. Sem este batismo o homem não consegue tais mudanças. O batismo pelas águas é apenas o testemunho visível de que tal batizando tem a consciência de que o batismo espiritual já aconteceu em seu coração sendo evidenciado pela transformação de vida. A entrada do Espírito Santo de Deus em nosso coração perdoa os pecados, pois, Cristo já pagou por nós, tal dívida e nos oferece o dom espiritual, isto é: reveste-nos com poderes celestiais de tal maneira que, viveremos de modo digno de Cristo.
Nada disto aconteceria aos ouvintes se o coração não fosse movido pela compunção.
Que seu coração seja movido pela compunção!





Disseminando | Sua fé sem fronteiras.