Escola Biblica

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO


250
Data: 2017-04-16
Titulo: Perdão, um ato de fé.
Autor: disseminando
Mensagem:

“Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe.” Lucas 17:3

O perdão é um ato de fé. Esta afirmação classifica aqueles que se declaram cristãos, pois, é inevitável que alguém viva neste mundo sem ter que exercer esta virtude cristã. Porém, o perdão tem graus complexos e em muitos casos precisam ser repetitivos. Numa fila de banco alguém pisa involuntariamente no seu pé e diz: Perdão. E você não pensa duas vezes e responde: “Não foi nada, está perdoado” Este tipo de perdão parece que não te custou nada. Foi muito fácil ter perdoado. Em muitas circunstâncias da vida temos que exercer esta virtude em situações brandas que exige de nós o perdão, mesmo que seja repetitiva.

No texto básico de nossa reflexão, no verso 4, Jesus disse: “Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe”. Pra Deus, o pecado não tem classificação. Não há pecadinho ou pecadão, tudo é pecado. Se o seu cônjuge vier a ti e disser: Perdoa-me porque rasguei aquela foto que você tirou com suas amigas, fiquei com ciúmes! E você responde: Tudo bem, eu te perdoo. A primeira vez você conseguiu perdoar. Mas, o cônjuge prossegue: Perdoa-me, porque eu te traí. Será que haverá a mesma disposição para perdoar como houve no primeiro caso. Alguém dirá que a traição é caso de separação conjugal, pois a própria lei divina ampara o traído.

Na verdade, a separação é quando o traído não tem capacidade de perdoar. Quando Jesus foi questionado sobre o divórcio em Mateus 19 ele disse: “Respondeu-lhe Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio” O divórcio vem em decorrência da impenitência do pecador e a dureza do traído em perdoar o culpado. Agora, me diga: Todos os que se dizem cristãos tem cumprido esta nobre virtude cristã? Em tantas outras situações que exigem do cristão o perdão, somente aquele que realmente for cristão terá capacidade de perdoar.

Glória a Deus !!!





Disseminando | Sua fé sem fronteiras.