Escola Biblica

COMPARTILHANDO CONHECIMENTO


250
Data: 2018-08-11
Titulo: Quando orar não vale a pena.
Autor: antonio.borges
Mensagem:

A oraao é uma pratica fundamental na vida cristã, Deus em sua palavra conclama seu povo a orar sem cessar.(1Ts 5.17). A oração é a forma de se falar com Deus, deve ser usada para sdoração, intercessão, petição, gratidão e confissão de pecados. A bíblia diz que o cristão deve ser preserverante na oração, orar por todos, pela igreja, pelos salvos, pelos que ainda não conhecem a Cristo, pelas autoridades e até pelos nossos inimigos. 

No sermão do monte um dos ensinos expostos por Jesus Cristo a seus discipulos foi a oração, e como se deve orar, Ele disse como nao se deve orar, ou em outras palavras quando "orar não vale nada" diante de Deus. Ele mostra aos seus discipulos e a todos nos hoje, que Deus atentapara o homem em sua totalidade, não apenas para suas palavras ou sua perfomance que aparece diante dos homens. 

O Deus santo, onisciente, onipresente e onipotente, conhece perfeitamente a hipocrisia, a vaidade, a arrogância, as açoes mascaradas de santidade e as intencoes dos coracoes dos homens. Em Mateus 6, vemos Jesus Cristo chamou os seus discipulos a serem santos, separados da maldade. "não sejais como os hipocritas." que buscavam honras para si mesmos, tocavam trombetas quando faziam algo bom como dar esmola ou quando estavam orando. O Senhor condena essa pratica mostrando que as boas obras e as suas orações nap adoravam a Deus, e portanto, nao valiam nada, pois so desejavam ser vistos pelos homens, usavam de vãs repetições nas orações, desfiguravam o rosto quando jejuavam e nao viviam o evangelho com integridade, ou seja, nao eram coerentes diante do que falavam e o que praticavam. Jesus disse em outras palavras, que esse tipo de devoção hiporcrita é digna de condenação, " não vos assemelheis pois a eles." Assim fica claro que sem humildade a oração não vale nada.

Outro ponto importante que é requerido de Deus a todo aquele que o busca em oracao, é andar no Espirito, o que significa ser guidado pelo Espirito Santo ? (Rm 8.14), Ao ser guiado pelo Espirito Santo o homem tem seu coracao dominado pelo amor de Deus, e não buscara o seu proprio interesse. (1C0 13.5), mas se sujeitara ao Senhor. A bíblia afirma todos aqueles que se aproximam de Deus devem humilhar-se e ficar atentos contra as ciladas do diabo, o qual ruge como leao contra o povo de Deus. Afirma tambem que " a soberba do homem abatera mas o humilde de espirito obtera honra." (Pv 29.23). Sem humildade e sujeicao a Deus com disposicao para ser conduzido e transformado por Ele, realmente nao vala a pena orar, assim, Deus deixa de atender aquele que ora com o coracao orgulhoso, teimoso e inflexivel. 

A dureza de coracao estabelece uma separação entre o que ora e Deus, quem tem por si mesmo as respostas sua vida e acha suficiente, nao precisa orar, pois nao estara pronto a ouvir a voz de Deus, concluimos lembrando 2Cr. 7.14, onde Deus apresenta uma condição para que ouvir, perdoar e sarar seu povo que a Ele clama com sinceridade. A condição é a humildade, oração, dependencia d'Ele e uma genuina conversão. Orar nao vale nada sem contrição e disposição, apartados de uma vida consagrada que ouve a voz do Senhor, confessa seus pecados, sujeite-se a vontade do Senhor e converta-se dos seus maus caminhos. Que Deus nos ensine a orar, nos humilhar, ouvir sua voz, viver para Ele, confessando a nossa teimosia sendo assim transformados e perdoados para sua glória.





Disseminando | Sua fé sem fronteiras.